Do Nascer ao Ser

Planificação de uma sessão de formação sobre a importância da psicologia do desenvolvimento na educação
Tema da sessão: Do Nascer ao Ser
Destinatários: Alunos em Psicologia e interessados pela Educação.
Duração em tempo: 1 hora
Objectivos:
Consciencializar para a importância da Psicologia do Desenvolvimento na educação do indivíduo. Compreender o processo de desenvolvendo humano.
Recursos: Apresentação de PowerPoint; Computador, Projector, Quadro;
Metodologia de trabalho:
A metodologia assume características de palestra para uma assistência com interesses na temática abordada. A assistência será convidada a participar activamente dando a sua opinião sobre determinados aspectos.
Sequência / guião:
               I. Abordagem, utilizando uma apresentação de PowerPoint, das várias fases da evolução histórica da Psicologia do Desenvolvimento, com especial ênfase para a quarta fase (a partir de 990). 
            II.  O Ser humano perante os outros seres vivos: as suas características e o que os distingue.
Discussão à volta da quase ausência de comportamentos inatos do ser humano; da sua maior possibilidade de aprender e a sua apetência pela exploração do meio envolvente.
          III.  As ideias de Darwin sobre a evolução: “continuidade entre todos os  seres vivos”, o homem é «parente» de todos os outros e evoluiu a partir de formas biologias de vida idênticas; “adaptação como processo fundamental da vida”, a sobrevivência depende da capacidade de cada ser humano lutar pela sua existência, da consequente selecção natural, e da sua adaptação ao meio que o rodeia.
         IV.  Identificação dos conceitos de Filogénese e Ontogénese: O primeiro refere-se à história da espécie a que pertence o individuo e o segundo à sua história individual.
Especificação sobre o conceito de Filogénese, que aborda todo um conjunto de processos biológicos que explicam o aparecimento das espécies e a sua história evolutiva, enquanto a Ontogénese relaciona-se com os processos de desenvolvimento do próprio indivíduo, da sua história de vida.
            V. O desenvolvimento do nosso comportamento é determinado pelo factor genético ou pelos factores do meio envolvente ?
Lançar esta questão para a assistência e pedir as opiniões de cada interveniente.
Começar por referir a importância do Genótipo(património genético que herdamos) e do Fenótipo (Características físicas e psicológicas que podemos observar ao longo da nossa vida) e a sua interacção. O ser humano está geneticamente programado, mas também está preparado para aprender. Quando nasce, é-lhe oferecido pela natureza, inúmeras possibilidades e, à medida que vai vivendo, vai construindo a pouco e pouco novos conhecimentos por interacção com o meio envolvente.
         VI.  A Psicologia do Desenvolvimento e a Educação ao Longo da Vida.
Constatar que o desenvolvimento do ser humano decorre ao longo de toda a sua vida, desde a sua geração até ao fim da vida e está em constante mudança/evolução.
Se o desenvolvimento do ser humano se processa ao longo da sua vida, então, a sua educação deverá ser desenvolvida da mesma forma, para que se consiga uma educação contínua da pessoa, dos seus saberes, das suas capacidades e competências.
A rápida evolução da nossa sociedade faz com as aprendizagens efectuadas no período escolar, sejam insuficientes, o que obriga a uma actualização contínua dos conhecimentos, de modo a que o ser humano adquira novas competências, se adapte melhor ao meio envolvente e possa desempenhar o seu papel na comunidade.
       VII.  O desenvolvimento humano termina quando?
Muitos autores defendiam, que o desenvolvimento do ser humano terminava quando este chegava à idade adulta. Consideravam que a idade adulta é uma fase de estabilidade, onde o desenvolvimento abranda, vindo a parar definitivamente.
Pelo contrário, os estudos científicos têm mostrado que, na idade adulta e na velhice, existe desenvolvimento. Nesta fase as aprendizagens originam alterações e mudanças físicas e psíquicas.
Assim, se considerarmos que o desenvolvimento humano é definido como o conjunto de alterações, quer qualitativas quer quantitativas, que envolvem processos como a maturidade e crescimento da pessoa, poderemos concluir que este desenvolvimento ocorre durante todo a vida do ser humano.
    VIII.   Jogo “Chuva de Ideias”
A assistência é desafiada a indicar palavras relacionadas com a Psicologia do Desenvolvimento na Educação (uma palavra por pessoa) e justificar a importância dessa palavra para a temática da comunicação.
Escolha aleatória de um membro da assistência para dizer uma Palavra que ache estar relacionada com a Psicologia do Desenvolvimento.
Escolha de outro membro para responder ao desafio, tentando justificar/relacionar a Palavra.
O objectivo é fazer uma síntese das ideias mais importantes abordadas na sessão e fazer uma avaliação aberta e publica dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia:
·  Tavares, J. et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora
·  "Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica", Márcia Elia da Mota, Universidade Federal de Juiz de Fora, Temas em Psicologia — 2005, Vol. 13, n. 2, 105 – 11

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