Jean Piaget: biografia e contributo

 Jean Piaget
Piaget, Jean William Fritz Piaget(1896-1980), é considerado um figura carismática, pela postura crítica, empenhada e criativa como orientou as suas investigações sendo visto como o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
Nasceu na Suíça, Neuchâtel Genebra, onde começou por estudar biologia e licenciou-se em Ciências Naturais (aos 21 anos) e doutorou-se em Zoologia (ao 22 anos).
Mas depressa se interessou pela Psicologia, Epistemologia e Educação, e mudou-se para Zurique onde estudou Psicologia na Universidade de Zurique onde trabalhou como psicólogo experimental.
Aos 24 anos, mudou-se para Paris onde investiga o desenvolvimento intelectual da criança a partir de testes elaborados por Alfred Binet (1857-1911), no laboratório deste.
Em criança, já era considerado um prodígio, publicou o seu primeiro artigo artigos (sobre um pardal albino) e, durante a sua juventude, continuou a escrever vários artigos sobre zoologia enquanto trabalhou num museu suíço.
Busto de Jean Piaget
(Genebra - Suiça)
O seu primeiro livro, “A linguagem e o pensamento na criança”, é publicado quanto tinha 27 anos.
Piaget acabou por publicar mais de uma centena de livros e artigos, entre os quais se destacam: “Seis estudos de Psicologia”; “A construção real na criança”; “O desenvolvimento da noção do tempo na criança”.
Desenvolveu ainda vários estudos sobre as metodologias implantadas por si como o “método clínico” e a “observação naturalista”.
Quando faleceu, em 1980 na sua cidade natal, Piaget tinha revolucionado a concepção que temos da educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos.
Com os seus estudos sobre o comportamento intelectual e cognitivo da criança, o investigador tentou mostrar-nos o carácter activo que a criança desempenha na construção do conhecimento, isto é, o construtivismo.
Graças a Piaget começou-se a aceitar que não se pode pretender que uma criança aprenda o que ela ainda não tem condições para compreender e que ela não vai se interessar, a não ser por conteúdos que lhe façam falta cognitivamente. A vida psíquica desenvolve-se com uma interacção entre a criança e seu meio. Estas ideias deram um grande impacto da pedagogia.

Video: As teorias piagetianas sobre o desenvolvimento cognitivo da criança.
Fonte: Universidade do Tocantins | www.unitins.br

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