Ideias...

Duas ideias do senso comum incorrectas sobre o desenvolvimento humano:
1)Burro velho não aprende oficio  que eu oiço mais na versão “Burro velho não aprende Línguas”… mas que eu adaptei à minha área para “Burro velho não aprende TIC
Falso… completamente falso.  Todos os dias tenho o prazer, e uma certa realização profissional, de provar o contrário.
Penso que, em boa parte, os adultos tendem a comparar o seu processo de aprendizagem com os mais jovens e querem aprender da mesma forma que estes… provavelmente porque os profissionais da educação os “juntam no mesmo saco”, o que também é completamente errado e injusto.
Porque jovens e adultos têm processos de aprendizagem diferentes, determinados à partida pela fase da vida em que estão, pelas suas necessidades, objectivos, maturidades e, principalmente, pela sua experiência de vida. Todo isso obriga a que o ensino seja diferente, mas possível.
Defendo ainda que uma aprendizagem da idade adulta é mais sólida porque o individuo consegue mais facilmente contextualizar na suas vivências o que aprendeu.
Na área das TIC isso também acontece… cada vez mais adultos dizem “já sei mexer com um computador”, ao contrário do que muitas vezes pensaram, conseguiram daro "salto".
É certo que foi com algumas dificuldades iniciais, que eu acho que são próprias de uma adaptação tecnologia, mas conseguem atingir os objectivos plenamente.
A aprendizagem ao longa da vida, e a necessidade dos adultos fazerem formação, tem vido a demonstrar que esta ideia está errada e muitas vezes é prejudicial para os níveis de motivação.

2)Os Opostos se atraem” embora sejamos levados a acreditar nesta ideia, como se fossemos um “Ímam-Magnético”, a prática vem provar o contrário.
Basta olhar para a nossa vida pessoal e, penso que concluímos nos sentimos mais confortáveis preto de quem nos identificamos mais… isto é os nossos semelhantes.
De resto os estudos da psicologia tem vindo a demonstrar que raramente somos atraídos por pessoas que são muito diferentes de nós.

1 comentário:

Pat disse...

Não sei se concordo totalmente com o erro suposto de que "Os opostos atraem-se"...
É que, da minha própria experiência, verifico que há situações em que não, e realmente sentimo-nos deveras mais confortáveis junto dos nossos semelhantes. Mas o que é facto, é que, em situações de escolha de parceiro, por exemplo, muitas vezes procuramos (inconscientemente, talvez) alguém com algumas características opostas das nossas... como se procurássemos colmatar o que nos "falta"...

()